Yabbai

this is an ex-blog

Wednesday, December 01, 2004

Il Castelo Errante de Howl

howls_moving_castle

Howl's Moving Castle é o mais recente filme do Studio Ghibli e de Miyazaki Hayao (A Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro). Não posso dizer que é maravilhoso porque não entendi boa parte das falas e, bem, o final. Bah, posso sim: é maravilhoso.

Baseado no livro de Diana Wynne Jones, o filme é uma viagem por vários mundos ao mesmo tempo. Numa cidadezinha européia do século 19, a jovem Sophie é salva de uns guardas folgados pelo mago Howl que, todo mundo sabe, não é nenhum santo também. Mas Sophie acaba pior: enfeitiçada por uma bruxa inimiga de Howl, transforma-se numa velhinha de 90 anos. Sophie então sai à busca de uma cura e encontra o castelo de Howl, uma grande geringonça ambulante. Lá mora o mago com seu aprendiz Michael e o demoninho Calcifer, um fogo falante que tem um misterioso pacto com Howl e promete ajudá-la. Sophie (e o espectador) continua no escuro durante um bom tempo, mas tantos acontecimentos fantásticos vêm em sucessão que ela, como o espectador, não tem tempo para pensar.

As gags de Calcifer, se deliciando ao "comer" lenha ou a comida que jogam para ele, se desesperando ao quase apagar, são mais ingênuas que as de Shrek, por exemplo (acho I've got to save my ass muito engraçado, mas suspeito que as crianças não). Mas arrancam risos até dos japoneses, que normalmente são muito silenciosos no cinema, não riem alto nem em comédias (*).

Infelizmente muitas coisas ficam no ar durante o filme e são explicadas (nem todas) num final corrido, tanto que nem os japoneses entendem direito. Bom, isso pode não ser culpa do filme.

Ah, o título do post é como traduziram em italiano mesmo. Espero que no Brasil não vire algo do tipo "Um Castelo Muito Atrapalhado".

(*) às vezes tenho flashbacks: estou no cinema em SP e ouço vozes que não vem do filme, celulares tocam e as pessoas atendem, the horror, the horror...
# posted by rafael @ 22:29
|