Yabbai

this is an ex-blog

Tuesday, November 30, 2004

1984

Recentemente li um livro de gramática japonesa no qual o autor repete um conselho que dava aos seus alunos avançados: não confundir o prazer de se ver lendo japonês ("Look mom, I'm reading Japanese!") com a apreciação da obra em si. Imediatamente lembrei de 1984, o primeiro livro que li em inglês. Eu adorei, mas sei — e já sabia na época, embora não tão claramente como agora — que grande parte do meu prazer veio da autoconsciência de estar lendo em inglês e entendendo (quase) tudo.

Em retrospecto, meu inglês ainda era bem meia-boca. No começo ainda consultava cada palavra desconhecida no dicionário, até concluir que isso prejudicava o ritmo da leitura. Em certo ponto fiquei me perguntando que raio de cabelo é esse que fica arenoso, mas segui a leitura. Tempos depois topei com sandy hair de novo e descobri que era um tom de loiro (ainda não sei exatamente qual, mas tudo bem). Mas fora esses detalhes a leitura fluía, e para mim <cliche> era realmente um mundo novo que se abria.

Preciso ler 1984 de novo pra decidir se o livro é bom mesmo. Mas com tantos livros não lidos na fila, e a fila crescendo sem parar, vale a pena?
# posted by rafael @ 13:23
|