Yabbai

this is an ex-blog

Saturday, November 06, 2004

Por que me tornei um conservador

Não, não eu. O Roger Scruton, filósofo, jornalista e compositor (entre outras coisas) inglês, na New Criterion. Muito interessante e, pra mim, um pouco surpreendente. Achava que era "normal" ser conservador no Reino Unido, onde há um partido conservador bastante popular e publicações como o Telegraph e a Spectator. Mas na academia e nos jornais a coisa é diferente.

Na Spectator há outro (bugmenot.com is your friend) artigo (bem mais curto) de Scruton, contando mais sobre a Salisbury Review, publicada por ele e o conservador Salisbury Group nos anos 80 e mencionada no artigo acima. A revista, boicotada no Reino Unido, foi encontrar leitores na Checoslováquia comunista, onde era impressa clandestinamente. O mais engraçado é que a mesma Glasgow University que boicotava Scruton conferia um título honorário ao grande Mugabe.

Falando nisso, a Spectator é a melhor publicação conservadora que eu conheço. Bom, isso não quer dizer nada, afinal eu não leio nenhum jornal conservador regularmente, nem mesmo a Spectator. Mas além de esta não ser tão warmonger e Bush-worshipper como a maioria das publicações conservadoras americanas, tem o Taki, dono da melhor coluna social do mundo.
# posted by rafael @ 23:48
|