Yabbai

this is an ex-blog

Thursday, January 06, 2005

I'm a proud friend of Micronesia

Vi um site que diz que a ONU passou 65 resoluções (segundo outras fontes a contagem já passa de 80) contra Israel e nenhuma contra a Palestina. Incrivelmente, eles concluem que por isso Israel é maligno e que os EUA não devem ajudá-lo. Eu me pergunto como uma palhaçada dessas proporções pode acontecer durante tempo numa organização que se pretenda a favor da paz.

Bem, por um lado é compreensível que não passem resoluções contra a Palestina, simplesmente porque não existe um estado palestino. Mas se a OLP (e agora a Autoridade Palestina) foi aceita como representante do povo palestino, por que não há uma única resolução que mencione os atentados árabes contra civis israelenses? Nos últimos anos passaram uma resolução "contra o terrorismo" e outra pela proteção de crianças em conflitos armados, mas nenhuma delas menciona nominalmente os palestinos, a Síria ou o Irã, que defendem abertamente terroristas e treinam crianças para a guerra, quando não as transformam logo em bombas para explodir israelenses.

Dezenas dessas resoluções exigiam o fim da ocupação israelense no Líbano. Israel finalmente retirou as tropas em 2000 e, sure enough, continuou sendo atacado pelo Hezbollah. Bem, a ocupação do Líbano provavelmente foi um erro pra começar, mas por que tanta gente continua repetindo a ladainha de que o problema do Oriente Médio é a ocupação israelense nos territórios palestinos? Os palestinos não dão indicação alguma de que fariam diferente do Hezbollah.

A resolução 487 por si só mostra a diferença entre ONU e Israel: "condena fortemente" o ataque israelense a um reator nuclear iraquiano em 1982. O ataque foi preciso e sem vítimas: foi num domingo, quando os franceses que trabalhavam na construção estavam de folga; e o reator ainda não continha material nuclear. Mas para a ONU isso foi inadmissível, a despeito de Israel ter tentado antes a via diplomática com os franceses, que infelizmente não tinham tempo para discutir, que estavam muito ocupados fazendo negócios com tio Saddam.

A Micronésia, federação de 4 arquipélagos no Pacífico, é um dos pouquíssimos países que vota a favor de Israel na ONU. Fiquei sabendo através do blog Friends of Micronesia, uma boa fonte de informações sobre Israel e anti-semitismo.
# posted by rafael @ 01:51
|